terça-feira, 29 de maio de 2012

Sempre em Segurança

Todas as crianças que forem participar no evento Rock in Rio devem usar esta pulseira, preenchendo-a com o nome e contacto telefónico do adulto que o acompanha. Estas pulseiras identificativas serão entregues na entrada no festival. Diverte-te em Segurança!

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Dia da Internet


No dia 17 de Maio assinala-se a   o Dia Mundial da Internet, por determinação da  Organização das Nações Unidas em Janeiro de 2006.
Criada com objectivos militares nos anos 60, rapidamente se tornou uma ferramenta diária de utilização para milhões de pessoas a nível mundial. É um poderoso meio de comunicação, que possibilita um instantâneo acesso a meios de informação e propagação de conteúdos diversos, desde estudo, serviços básicos, compras e muitos outros mais. É de referir o importante papel que as redes sociais, tal como o Facebook, têm vindo a assumir mundialmente.
É neste âmbito que o Serviço Municipal de Protecção Civil de Lisboa utiliza a internet para divulgar informação pública, que permita atenuar as consequências dos riscos que a cidade enfrenta e tornar cada cidadão um protagonista na adopção de medidas de autoproteção.
A rapidez, acesso fácil e universal que caracterizam a internet, podem  ainda ser aliados chave de uma resposta no pós-emergência, como já foi o caso em grandes catástrofes mundiais.
A Protecção Civil de Lisboa disponibiliza neste momento informação sobre segurança e protecção civil destinado a crianças, pais e educadores através do site www.tinoni.com e do blogue http://casadotinoni.blogspot.pt/, além de estar presente nas redes sociais com o Facebook Tinoni e ainda para adultos o Facebook Voluntários de Protecção Civil.


sexta-feira, 11 de maio de 2012

Informação Pública em Protecção Civil

O Canal Lisboa é um meio de informação e divulgação, propriedade do Turismo de Lisboa, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, que visa informar os habitantes e os visitantes da cidade sobre temas de interesse geral, municipal, cultural e turístico. Através de uma rede alargada de 18 vídeo painéis, proporciona uma ampla cobertura das principais artérias de comunicação de Lisboa e assegura diariamente uma programação de notícias e informações úteis.
Neste âmbito tem vindo o Serviço Municipal de Protecção Civil de Lisboa a utilizar este valioso meio de informação pública para divulgação de mensagens de carácter preventivo, tendo sido iniciada esta colaboração com a campanha de informação sobre a pandemia de gripe A,em 2009. Têm vindo a ser divulgados outros temas, como medidas de autoprotecção em relação a sismos, incêndios, inundações e outras informações relacionadas com segurança e protecção civil nomeadamente a nível de grandes eventos.
Actualmente estão a ser produzidos mais conteúdos sobre outros temas, como ondas de calor e de frio, kit de emergência e ainda, em articulação com o Instituto de Meteorologia, as previsões do tempo.

Na casa do Tinoni


A Escola EB23 Pombais, em Odivelas, visitou pela 1ªvez o Projeto “Crescer (na) Segurança”, mais conhecido como Casa do Tinoni. Esta visita, aconteceu dia 07 de Maio de 2012, sendo esta uma visita diferente das habituais, uma vez que contou com a presença de 17 alunos, com idades compreendidas entre os 15 e 17 anos, acompanhados por 2 professoras. Estes alunos frequentam o 1º ano do CEF (Curso de educação e formação), curso de acompanhantes de ação educativa. 

A visita foi preparada e acompanhada, de modo a que estes futuros auxiliares de educação, compreendam a importância destas temáticas ligadas à segurança. Com o objetivo último, que no desempenho do seu futuro trabalho, saibam como atuar antes, durante e depois de um acidente. Que saibam as medidas de autoproteção a atuar durante um incêndio, um sismo, um acidente doméstico, no espaço público.

Após esta sessão e pela interação e interesse demonstrado, julgamos ser de repetir estas visitas.


Modelo de alerta para deslizamentos na região de Lisboa, Santarém e Setúbal


O Serviço Municipal de Protecção Civil de Lisboa tem colaborado ao longo dos últimos anos com o Instituto Superior de Educação e Ciências (ISEC) na realização de estudos sobre o fenómeno dos movimentos de massa em vertente, vulgarmente conhecidos por deslizamentos. Esta parceria iniciou-se com a Pós-Graduação em Riscos e Protecção Civil e continua atualmente com o Mestrado de Riscos e Proteção Civil.
A colaboração com o ISEC tem-se desenvolvido através da cedência de dados sobre a ocorrência de deslizamentos de vertente em Lisboa, a fim de serem utilizados pelos alunos no âmbito do projeto “Modelo de alerta para deslizamentos na região de Lisboa, Santarém e Setúbal”. O trabalho desenvolvido neste ano foi apresentado sob a forma de póster no VII Encontro Nacional de Riscos, que decorreu em 19 e 20 de Abril de 2012, em Aveiro.
O Plano Diretor Municipal de Lisboa, atualmente em fase final de revisão, contempla também a caracterização da suscetibilidade de ocorrência de movimentos de massa em vertentes. Esta foi baseada nos anteriores estudos de análise do comportamento geotécnico dos solos e rochas para esta cidade, no âmbito do Plano de Emergência para o Risco Sísmico. A proposta de regulamento apresenta medidas de condicionamento da ocupação e utilização para as áreas identificadas com sendo de maior vulnerabilidade.

Ações de sensibilização


Dando continuidade ao trabalho desenvolvido no âmbito de informação e sensibilização pública sobre os riscos coletivos a que a população da cidade de Lisboa está sujeita no seu dia-a-dia, o Serviço Municipal de Proteção Civil de Lisboa levou a cabo, recentemente, mais duas ações de sensibilização destinadas à população.
No dia 2 de Maio a ação dedicada aos temas “Risco sísmico e comportamentos de autoproteção” e “Prevenção de acidentes com idosos” decorreu na Universidade Sénior Unisaber, freguesia de Santa Catarina, tendo contado com a presença de cerca de 20 presenças, entre alunos da universidade e população local. Esta ação surgiu no âmbito da comemoração do “Ano Europeu do Envelhecimento Ativo”.
A ação de dia 3 de Maio foi dedicada ao “Risco sísmico e comportamentos de autoproteção” e decorreu no Centro Social Paroquial São Maximiliano Kolbe, freguesia de Marvila,com uma assistência de aproximadamente 40 pessoas, entre crianças e jovens utentes do centro, seus familiares e funcionários da instituição.

Preparar e organizar a população para a catástrofe, fomentando a participação ativa dos cidadãos, das autoridades e das redes locais é o objetivo fundamental que desde sempre tem norteado as políticas seguidas pela Protecção Civil de Lisboa e que, passo-a-passo, muito têm contribuído para aumentar a resiliência da cidade aos desastres.

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Prevenir os acidentes

Todos os dias morrem crianças ou são hospitalizadas devido a acidentes do quotidiano.

São os pequenos gestos que podem fazer a diferença na prevenção dos acidentes infantis.
Providencie um ambiente seguro para o sono do seu bebé, um capacete no caso da criança utilizar patins, bicicleta  e trotineta, e  cadeirinhas e cintos de segurança  quando usa o seu carro. 

Nunca se esqueça, estes comportamentos marcam a diferença!

(imagem daqui)

terça-feira, 8 de maio de 2012

Como atravessar a rua

Orange Line Sensation - Safety on Metro Orange Line - For Kids (animated)

O ABC da Segurança

Segurança no Facebook

"Ajuda os teus filhos adolescentes a manterem-se em segurança

Durante anos, os adolescentes passavam uma grande parte do seu tempo livre a falar com amigos pelo telefone. Os adolescentes de hoje em dia agem de forma parecida. A diferença é que possuem mais meios de comunicação.

O que é que o meu filho adolescente está a fazer no Facebook?
Tal como os adultos, os adolescentes utilizam o Facebook para se ligarem a amigos — através do chat, de mensagens pessoais e da partilha de fotos, vídeos, ligações e outros tipos de informação. Eles utilizam o Facebook para anunciarem conquistas, desejarem feliz aniversário uns aos outros e planearem eventos sociais - como ir ao cinema ou a casa de um amigo.
Quem pode ver a cronologia do meu filho adolescente?
As únicas pessoas que podem ver o que os adolescentes publicam são os seus amigos do Facebook, amigos de amigos e redes (como a escola que frequentam). Temos protecções e definições de segurança adicionais para adolescentes (de 13 a 17 anos) que garantem que as suas cronologias e publicações não aparecem em resultados de pesquisas públicas. Do mesmo modo, se os adolescentes partilharem a sua localização através da aplicação Locais, apenas os seus amigos do Facebook podem vê-la. Encoraja os teus filhos a utilizar a ferramenta Ver como no canto superior direito das suas cronologias. Eles podem ver como a sua cronologia aparece para o público. Para pré-visualizares como a sua cronologia aparece para uma pessoa específica, escreve o seu nome no campo aberto e prime a tecla Enter"

( in Site de Ajuda do Facebook)