segunda-feira, 21 de maio de 2007

Como te podes proteger do bullying?

O que deves fazer ?
A única forma de parar o bullying é denunciando-o. O silêncio nada resolve.
As agressões ou ameaças entre colegas tem que ser comunicadas aos adultos (pais e professores). Pedir ajuda não é nenhuma vergonha.
Procura protecção noutros colegas.

Comunica a um adulto o mais depressa possível.
Escolhe alguém de confiança e conta-lhe como te sentes, o que está a acontecer, as tuas inquietações e medos.


Se és tu que dás origem ao bullying
Se frequentemente usas as frases “era só uma brincadeira” ou “mas sempre o tratei assim” ou ainda “ não é caso para tanto", pára e pensa.
Nas situações de bullying existe uma pessoa que se sente maltratada por outra. O agressor sente-se forte e poderoso perante os outros. Porém, uma pessoa que age assim nunca é respeitada pelos outros, mas sim temida.
Todos nós gostamos de ser tratados com confiança e respeito. Na amizade existe uma situação de igualdade com muitas brincadeiras entre amigos mas sem intenção de magoar ninguém. Caso tal aconteça pede-se desculpa e fazem-se as pazes. Certo?

Eu não implico com os outros mas alguém do meu grupo o faz…
Os que observam, riem das “brincadeiras” e não as denunciam reforçam as acções do grupo de agressores. Se participas de qualquer uma destas formas estás a incentivar outras acções de agressão na tua escola e turma.
Apesar de teres medo de vir a ser a proxima vítima, reage!


Se te manténs em silêncio a tua atitude será interpretada como aprovação.

Tu podes fazer a diferença
Não rias das piadas ofensivas
Fala com o colega que está a ser incomodado e pergunta-lhe como se sente e se podes ajudar. Comenta com um professor de confiança o que viste
Fala com os teus pais e pede-lhes conselhos
Em caso de presenciares agressões continuadas e graves, avisa imediatamente um adulto
Propõe a discussão deste tema na turma
Cria, com a ajuda do Director de Turma, um grupo de voluntários que ajudem estes alunos
Redige um código de respeito entre colegas
Nunca te cales se presenciares qualquer situação de bullying!

17 comentários:

Trilha Literária disse...

Parabéns pelo excelente texto e por mais esta contribuição. Um abraço, Márcia.

Anónimo disse...

Quem trabalha numa escola tem consciência da importância de se informar e de alertar para este problema escondido nas nossas escolas. Parabéns pelo vosso trabalho.

Maria Pinho

Anónimo disse...

vocês falam assim, mas espera só ser com vcs eu ja sofri e sofro muitas ameaças, e quando a aluna naum é da escola fica mais dificil ainda falar.

T disse...

Anónimo/a pede ajuda a um adulto. Sem falta.

Unknown disse...

Eu tenho 12 anos e nao aguento mais essa pertubação e desrespeito a mim eu estou aperndendo e me dedicando ao kickboxe para dar uma surra nesses fila da !@#%

Gabriel disse...

a mesma coisa de gustavo esta acontecendo comigo eu tbm estou luttando kickboxe para pelo menos ser respeiado de alguma maneira

Tinoni disse...

Gustavo e Gabriel: Não estão sozinhos! Se aprender uma arte marcial é sempre positivo, isso não resolve os problemas de bullying. Perceberem que são pessoas com valor e recusarem-se a ser vítimas sim.Abraço amigo.

Tinoni disse...

Gustavo e Gabriel: Não estão sozinhos! Se aprender uma arte marcial é sempre positivo, isso não resolve os problemas de bullying. Perceberem que são pessoas com valor e recusarem-se a ser vítimas sim.Abraço amigo.

Anónimo disse...

gente para quem tem vergonha de contar para alguem mais velho é só vc imobilizar com um golpe o praticante de bullying na frente de alunos ou colegas!
Mas eu recomendo contar a adultos porque é uma forma menos violenta

Anónimo disse...

Eu sofro Bullyng,já conversei que estou incomodado com os apelidos,alguns pararam de me zuar,mas outros ainda continuam.To com vontade de meter uma surra neles e as vezes penso em nunca mais ir para a escola =/

Jε͡п͡пıı̽fεг Bmαnεllιεг disse...

e quem sofre com isso
na escola mas nao o bullying fisico mas sim verbal o que pode ser feito?
ou quando todos os demais da turma preferem se juntar ao agressor e simplismente passa a te ignorar ppoor nao ter reagido ?

Jε͡п͡пıı̽fεг Bmαnεllιεг disse...

e quem sofre com isso
na escola mas nao o bullying fisico mas sim verbal o que pode ser feito?
ou quando todos os demais da turma preferem se juntar ao agressor e simplismente passa a te ignorar ppoor nao ter reagido ?

kaelly disse...

adorei o site é uma fora muito boa de ajudar as pessoas que sofrem de bulliyng.

eduarda.tames@hotmail.com disse...

eu ja sofri de bulying por parte do de meus colegas de clase eu cansei disso agora pense bem " se o importante e ser feliz porque nao aceitar as diferenças " !!

sou contra o BULLYING disse...

eu sou contra isso e vc se vc esta sofrendo de bullying denuncie e como eu falei " se o importante e ser feliz pq n ao acietar as diferenças " AS pessoas sao seres humanos tbm teem sentimentos devemos respeitar

Anónimo disse...

o bullyng é de facto, uma cena lixada.

Anónimo disse...

Eu tenho uma amiga que saiu da escola em q estava pk era vitima de bulling oral e fisico. Era um grupo e veio para a minha escola. 2 anos depois 1 das pessoas q fazia parte do grupo entrou na nossa escola...Eu estou de olho de bullinguista!!!! ò_ó