sexta-feira, 11 de maio de 2012

Modelo de alerta para deslizamentos na região de Lisboa, Santarém e Setúbal


O Serviço Municipal de Protecção Civil de Lisboa tem colaborado ao longo dos últimos anos com o Instituto Superior de Educação e Ciências (ISEC) na realização de estudos sobre o fenómeno dos movimentos de massa em vertente, vulgarmente conhecidos por deslizamentos. Esta parceria iniciou-se com a Pós-Graduação em Riscos e Protecção Civil e continua atualmente com o Mestrado de Riscos e Proteção Civil.
A colaboração com o ISEC tem-se desenvolvido através da cedência de dados sobre a ocorrência de deslizamentos de vertente em Lisboa, a fim de serem utilizados pelos alunos no âmbito do projeto “Modelo de alerta para deslizamentos na região de Lisboa, Santarém e Setúbal”. O trabalho desenvolvido neste ano foi apresentado sob a forma de póster no VII Encontro Nacional de Riscos, que decorreu em 19 e 20 de Abril de 2012, em Aveiro.
O Plano Diretor Municipal de Lisboa, atualmente em fase final de revisão, contempla também a caracterização da suscetibilidade de ocorrência de movimentos de massa em vertentes. Esta foi baseada nos anteriores estudos de análise do comportamento geotécnico dos solos e rochas para esta cidade, no âmbito do Plano de Emergência para o Risco Sísmico. A proposta de regulamento apresenta medidas de condicionamento da ocupação e utilização para as áreas identificadas com sendo de maior vulnerabilidade.

Sem comentários: