quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Aprende mais

O que foi o sismo de 1969?

Caracterização
No dia 28 de Fevereiro de 1969, pelas 2h 40min 32.5 ocorreu um sismo de magnitude 7,3 na escala de Richter, tendo o seu ipocentro sido localizado a Sudoeste do cabo de S. Vicente, na planície da Ferradura com as coordenadas 36,01ºN 10,57ºW e a uma profundidade de 22 km.


Efeitos e avaliação de danos
O sismo provocou alarme e pânico entre a população, avarias nos telefones e corte no fornecimento de energia eléctrica. Registaram-se 13 vítimas mortais em Portugal Continental, embora apenas 2 em consequência de danos directos causados pelo sismo, sendo as restantes originadas por doenças cardíacas agravadas pela comoção.
Logo após o sismo, no início de Março de 1969, o Laboratório Nacional de Engenharia Civil promoveu uma missão aos locais mais afectados para analisar o desempenho das estruturas, em particular estudar o comportamento de edifícios de grande porte com estrutura de betão armado. Pretendia‑se assim tirar conclusões sobre o desempenho das estruturas enquadradas pela regulamentação em vigor à data do sismo, ou seja, o Regulamento de Segurança das Construções Contra os Sismos, datado de 1958 e que foi o primeiro regulamento sismo‑resistente, com características modernas, existente em Portugal.

Fonte: LNEC

Sem comentários: