Como sabes, Lisboa é uma cidade sujeita ao risco sísmico. Por isso, deves conhecer e seguir um conjunto de regras e comportamentos a aplicar caso este fenómeno ocorra. Já te expliquei alguns desses comportamentos se estiveres em casa, agora vamos falar do que deves fazer caso te encontres na escola.
Como em todas as emergências há três momentos essenciais: o antes, o durante o depois.
Antes de um sismo
- Estuda com os teus professores os melhores locais para te abrigares, quer te encontres na sala de aulas ou em qualquer outro espaço da escola.
- Treina os procedimentos que o Tinoni aconselha: agachar, proteger e agarrar! Pede aos teus professores para organizarem exercícios de simulação, para memorizares melhor estes procedimentos.
- Lembra os teus professores para manterem sempre actualizada uma lista com os contactos telefónicos dos teus pais, familiares ou amigos de confiança.
- Na escola, tal como em casa, deve existir um kit de emergência, composto por água, alimentos, rádio e lanterna com pilhas de reserva e uma caixa de primeiros socorros. Todos estes objectos podem ser muito úteis numa situação de emergência.
- Abriga-te nos locais planeados dentro da sala de aula, evitando locais com vidros ou com objectos que possam cair ou estilhaçar com o abalo sísmico.
- Tenta conservar a calma. Podem existir réplicas do sismo, por isso não saias da sala onde te encontras sem ser por indicação do teu professor.
- É boa altura para o teu professor ligar o rádio e ouvir as indicações das autoridades.
- Até à chegada do adulto que te irá buscar, permanece junto do teu professor ou de um funcionário da escola.
- É natural que te telefonem a saber como estás. Tenta que as chamadas sejam curtas. Uma sobrecarga nas redes telefónicas pode fazer com que deixem de funcionar. E as comunicações, em situação de emergência, são vitais!
Estamos combinados?
Não te esqueças, treinar é a melhor forma de aprender!
Sem comentários:
Enviar um comentário