quinta-feira, 21 de junho de 2007

As crianças e os óculos de sol

Image Hosted by ImageShack.us

Para os pais e educadores:

Muitas pessoas pensam que o uso de óculos de sol para crianças é desnecessário, associando-o apenas a um fenómeno de moda. Nada de mais errado!

O enfraquecimento progressivo e inquietante da camada de ozono conduz a uma exposição cada vez maior do ser humano aos raios ultravioleta, mais conhecidos por UV, que atacam e deterioram o ADN das nossas células, aumentando a probabilidade de aparecimento de cancros de pele.

Até aos 12 anos, as defesas naturais do nosso organismo ainda não estão completamente formadas. Por isso, é particularmente importante proteger os olhos das crianças, que são mais sensíveis e permeáveis à luz do que os dos adultos: a pupila é mais larga e os tecidos menos ricos em pigmentos. A seguir à pele, os olhos são os órgãos que mais sofrem com a exposição aos raios ultravioleta, podendo gerar problemas ao nível da córnea, retina e do cristalino, segundo alerta da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia.

Até aos 3 meses os bebés nunca devem ser expostos ao sol, e a partir dessa idade devem proteger os olhos com óculos de sol, certificados pela CE e com filtro de ultravioletas. Claro que deve acompanhar esta medida com as outras recomendações sobre cuidados a ter com o sol, já descritas neste blogue.

Nunca compre óculos de vidro escuro sem protecção UV, em vez de proteger irão agravar os danos causados pelo sol!

Este verão faça um favor ao seu filho: compre-lhe uns óculos escuros. Está a garantir-lhe uma vida mais saudável e uma melhor visão.

Esteja atento às informações meteorológicas e à previsão de intensidade de raios ultravioletas. E nunca se esqueça, mesmo num dia cheio de nuvens, estes índices podem ser elevados e prejudicar a sua saúde!

Image Hosted by ImageShack.us

Para as crianças:

Os óculos de sol não são nenhum brinquedo, habitua-te a colocá-los sempre que os teus pais o aconselhem

Os óculos são um utensílio caro, não os estragues pois vais precisar muito deles. Podem evitar-te doenças muito graves.

Não uses óculos de vidros de cor, daqueles de brincar, quando estiveres ao sol. Deves utilizar apenas aqueles que os teus pais te ofereceram para te protegeres.

Sem comentários: