Portugal é um território frequentemente atingido por fenómenos sísmicos. No entanto, apesar de existir algum potencial para a ocorrência de sismos muito destruidores e causadores de numerosas vítimas, como os ocorridos em 1531 e 1755, este tipo de fenómenos são raros nesta região.
No dia 28 de Fevereiro de 1969, pelas 2h40, ocorreu um sismo de magnitude 7,3 na escala de Richter, com epicentro localizado a aproximadamente 180 km a Sudoeste do cabo de S. Vicente. Este evento, cujo 43º aniversário se assinala hoje, foi o que mais recentemente causou danos e vítimas em Portugal Continental. Este sismo foi sentido em todo o território nacional e provocou alarme e pânico entre a população, avarias nos telefones, corte no fornecimento de energia elétrica, e danos avultados em edifícios, em especial nas construções de pior qualidade, e terá gerado 2 vítimas mortais.
Quanto a 2011, de acordo com a informação disponibilizada pelo Instituto de Meteorologia (IM), de uma forma geral a sismicidade que ocorreu em Portugal Continental e região adjacente pode ser considerada moderada. A maior parte da atividade teve origem epicentral em área submersa, a Sul e a Sudoeste, na zona de interação entre as placas tectónicas Núbia e Eurásia, sendo ainda de registar algumas ocorrências importantes com epicentro em terra, em particular no Alentejo e no Algarve.
Neste período foram registados em Portugal Continental e região adjacente 2424 sismos, a maioria dos quais com magnitude inferior a 3,0. Destes sismos, 16 foram sentidos em Portugal Continental, com valores de intensidade máxima observada (Escala de Mercalli Modificada, 1956 - MM56) entre II e IV, não tendo sido sentido nenhum na zona do município de Lisboa. O sismo com maior impacto no Continente foi o de 26 de março, com magnitude 4,0 e que foi sentido com intensidade máxima IV em Monchique, Silves, Albufeira e Lagoa e com menor intensidade noutros locais do Algarve e Alentejo.
Fontes: www.meteo.pt e http://www.cm-lisboa.pt/archive/doc/Sismo_1969.pdf
Sem comentários:
Enviar um comentário