segunda-feira, 21 de maio de 2007

O que é o bullying?

" Na minha turma gozam comigo todos os dias e ninguém brinca comigo!"
"Tiram as minhas coisas e maltratam-me fisicamente"
"Chamam-me nomes "

"Perseguem-me nos intervalos e nos corredores"
"Sinto-me sozinh@ na escola,não quero ir às aulas e não gosto da escola!
"O que hei-de fazer?"

Se isto já te aconteceu ou está a acontecer, não penses que és @ únic@!

Cerca de 50% dos alunos de escolas portuguesas já se viu envolvido ou sentiu este tipo de ameaça. É um tipo de violência que vem mascarada de “brincadeira” e tem o nome de bullying, mas que é tudo menos inofensiva.

Este tipo de abusos é normalmente praticado sobre os mais novos ou fracos, incutindo o medo, através de ameaças, humilhações e ofensas, que podem levar a agressões físicas e morais de forma continuada.

Não podes confundir este tipo de actos com as brincadeiras normais do dia a dia. Se te vires confrontado ou presenciares alguma destas situações, denuncia-a de imediato.
As novas tecnologia como a internet e o telemóvel também são utilizadas no cyber-bullying. O objectivo é o mesmo, vitimizar e fragilizar, usando os grupos de chat, sms ou correio electrónico.

Aprendeste o que é o bullying, agora vamos saber como te podes proteger

1 comentário:

Trilha Literária disse...

Cyberbullying é também uma preocupação constante em nossas escolas. Um abraço, Márcia.