- O que acontece ao nosso corpo quando faz muito calor?
O nosso organismo tem formas para manter a temperatura corpo constante (por volta dos 37º C), independentemente da temperatura do exterior, ou seja, conseguimos suportar temperaturas que podem variar entre os -50º e os +50º. O corpo humano conserva o equilíbrio da temperatura interna recorrendo a mecanismos de produção ou de eliminação de calor.
Quando nos expomos a temperaturas elevadas, o organismo reage para tentar manter constante a temperatura corporal. Começamos a suar e a perder temperatura e ficamos vermelhos. Sabes porquê? Porque o sangue circula mais ao nível da pele para a arrefecer.
Mas se nos expomos durante muito tempo ao calor, estes mecanismos de defesa podem não ser suficientes, causando situações graves. Se não houver uma reposição dos líquidos e dos sais minerais que perdemos com o suor, ficamos desidratados.
Queres aprender o que pode acontecer e o que deves fazer?
Caîbras
É o efeito menos grave e é o primeiro sinal de falta de adaptação à temperatura do ambiente. Os suores abundantes provocam a perda de sais minerais e de água, fazendo com que os nossos músculos fiquem sem capacidade de recuperação durante a actividade física.
Quais os sintomas?
- Dor, músculos contraídos
- Repousar à sombra
- Beber água fresca
- Massajar o músculo afectado
Insolação
Surge na sequência de uma exposição muito prolongada ao sol, ou após um esforço físico intenso num ambiente quente. Caracteriza-se num estado de desidratação extrema, em que a perda de água e sais afecta não só uma zona (como na caîbra) mas todo o organismo.
Quais os sintomas?
- Pele quente, húmida e vermelha
- Suores abundantes
- Dor de cabeça
- Vontade de vomitar
- Cansaço
O que fazer:
- Pedir ajuda a um adulto e recorrer a uma unidade de saúde
- Repousar à sombra ou num local fresco
- Refrescar o corpo com panos molhados (axilas, virilhas, pescoço)
- Se a pessoa estiver consciente, dar-lhe água fresca
Queimaduras
Apesar de todos os cuidados, a exposição directa ao sol pode provocar queimaduras. A intensidade depende do tempo de exposição e do tipo de pele.
Pode assim aparecer a queimadura de 1º grau.
Quais os sintomas?
- Pele quente, vermelha e seca
- Dor ou ardor
O que fazer:
- Pedir ajuda de um adulto
- Arrefecer a zona afectada com bastante água
- Aplicar um creme hidratante
Se a tua pele for muito sensível e a exposição ao sol muito prolongada, podem surgir bolhas, com um líquido transparente lá dentro (flictenas). Estamos então na presença de uma queimadura de 2º grau.
Quais os sintomas?
- Dor, ardor
- Pele quente
- Bolhas (Flictenas)
O que fazer: - Pedir ajuda de um adulto e ir a uma unidade de saúde
- Arrefecer a zona com cuidado para não rebentar as bolhas
- Colocar compressas vaselinadas
Sem comentários:
Enviar um comentário