quinta-feira, 14 de junho de 2012

As redes sociais 1

Muitos pais e educadores interrogam-se sobre o que fazer em relação ao crescente interesse e participação de crianças e adolescentes nas novas redes sociais. Todos já ouvimos falar do Facebook, do Twitter  e dos blogues. Tratam-se de aplicações de internet que visam criar estruturas sociais facilitadoras da comunicação  a nível mundial.  Algumas permitem o envio de mensagens instantâneas e ter acesso à informação sobre os outros utilizadores.
Há uma tendência geral em utilizar estas plataformas como um diário, por vezes profusamente ilustrado com fotos, o que é particularmente exacerbado no caso dos adolescentes.

O que pode  ser feito pelos encarregados de educação? Vamos propor algumas medidas práticas sobre este assunto, faseadas em vários posts.
 
Em primeiro lugar:
 Deve consultar a informação que a criança/ adolescente disponibiliza sobre ela própria. Evite que ela forneça o seu nome completo, a data de nascimento, morada, telefone, números de cartões de identificação, ou qualquer outro outro tipo de informação que possa ser utilizado abusivamente.





Sem comentários: