segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Tsunami e os animais

Todos nos lembramos do tsunami de 26 de Dezembro de 2004 e dificilmente esqueceremos as imagens de destruição e de morte,que vimos pela televisão, relativamente a esta catástrofe. Calcula-se que cerca de 150.000 pessoas perderam a vida em vários países do sudoeste asiático.
No entanto, quando se começou a efectuar o resgate dos corpos das vítimas, verificou-se que não existiam cadáveres de grandes animais nas zonas sinistradas. Na Índia e no Sri-Lanka por exemplo, búfalos, elefantes, leopardos e javalis escaparam-se para terras altas, antes do tsunami ocorrer.
Segundo o CNRS (Centre Nationel de la Recherche Scientifique) os animais possuem capacidades sensoriais muito mais amplas que as do ser humano. São sensíveis aos ultrasons, ultravioletas e aos campos magnéticos por exemplo os ratos, os cães e os gatos.
Os cientistas já descobriram que os elefantes comunicam entre si,em sistema de infrasom e conseguem detectar precocemente os sinais percursores de uma catástrofe.
Ou seja, não se trata de um sexto sentido dos animais que os leva a conseguir detectar estas ocorrências mas sim capacidades sensoriais mais avançadas.
Talvez um dia os cientistas possam aproveitar estes dados para a previsão de sismos e de tsunamis.

Sem comentários: