quarta-feira, 12 de setembro de 2007

É tempo de escola!

O seu filho necessita de usar autocarro para ir para a escola?
No
caso da escola ter à disposição das crianças transporte próprio, certifique-se que o veículo possui sistemas de retenção apropriados aos diferentes grupos etários e que cumpre a legislação em vigor. Em caso de dúvida, exponha o assunto à direcção da escola ou contacte a APSI.
Há que acautelar também os acidentes no exterior do autocarro, quer seja público ou privado e por isso vou dar-lhe algumas dicas de segurança.

Image Hosted by ImageShack.us

  • Evite que os seus filhos cheguem demasiado cedo à paragem. Isso poderá dar origem a que se ausentem do local.
  • Assegure-se que as crianças sabem o que fazer se perderem o autocarro. Devem regressar a casa de imediato e contactar os pais ou, se estiverem na escola, dirigir-se a um professor ou funcionário. Nunca aproveitar a boleia de um estranho para resolver a situação.
  • Se a paragem for longe de casa, combine com os seus filhos as medidas a tomar em caso de emergência.
  • Se estiver escuro, proceda de maneira a tornar as crianças bem visíveis. Aplique fita foto-luminescente nas mochilas e roupa dos seus filhos, evitando as cores escuras.
  • Assegure-se que as crianças estão suficientemente afastadas da estrada e que mantêm uma distância de segurança, até que o autocarro se imobilize e a porta abra.
  • Expliquem-lhes que quando tiverem que passar pela frente de um autocarro parado, devem conservar um intervalo de pelo menos três metros, para que o motorista os possa ver
  • Diga aos seus filhos que devem dirigir-se imediatamente para casa depois da chegada, sem improvisarem atalhos.
Estas são regras simples, mas que podem evitar acidentes. Devem ser transmitidas numa conversa familiar, não insistindo em proibições mas no esclarecimento.
Bom regresso às aulas!

Sem comentários: