No caso da escola ter à disposição das crianças transporte próprio, certifique-se que o veículo possui sistemas de retenção apropriados aos diferentes grupos etários e que cumpre a legislação em vigor. Em caso de dúvida, exponha o assunto à direcção da escola ou contacte a APSI.
Há que acautelar também os acidentes no exterior do autocarro, quer seja público ou privado e por isso vou dar-lhe algumas dicas de segurança.
- Evite que os seus filhos cheguem demasiado cedo à paragem. Isso poderá dar origem a que se ausentem do local.
- Assegure-se que as crianças sabem o que fazer se perderem o autocarro. Devem regressar a casa de imediato e contactar os pais ou, se estiverem na escola, dirigir-se a um professor ou funcionário. Nunca aproveitar a boleia de um estranho para resolver a situação.
- Se a paragem for longe de casa, combine com os seus filhos as medidas a tomar em caso de emergência.
- Se estiver escuro, proceda de maneira a tornar as crianças bem visíveis. Aplique fita foto-luminescente nas mochilas e roupa dos seus filhos, evitando as cores escuras.
- Assegure-se que as crianças estão suficientemente afastadas da estrada e que mantêm uma distância de segurança, até que o autocarro se imobilize e a porta abra.
- Expliquem-lhes que quando tiverem que passar pela frente de um autocarro parado, devem conservar um intervalo de pelo menos três metros, para que o motorista os possa ver
- Diga aos seus filhos que devem dirigir-se imediatamente para casa depois da chegada, sem improvisarem atalhos.
Bom regresso às aulas!
Sem comentários:
Enviar um comentário