terça-feira, 27 de fevereiro de 2007

Era uma vez...

Image Hosted by ImageShack.us

Todos os dias fazemos a nossa vida quotidiana sem nos lembrarmos da possibilidade de ocorrer um sismo. Mas quando a terra treme, como aconteceu no dia 12 de Fevereiro , as pessoas assustam-se.
Como é que os povos antigos explicavam os tremores de terra?
Através de mitos e de lendas, que foram sendo transmitidas ao longo de milhares de anos. Algumas das grandes civilizações foram construídas à volta de zonas muito sísmicas, como é o caso da China, das regiões montanhosas da Ásia Central, do México e dos países à volta do Mediterrâneo.
As pessoas pensavam então que os sismos eram causados por animais ou pessoas gigantes.
Queres conhecer algumas destas lendas?
Na Índia:
Pensava-se que a terra estava apoiada em oito elefantes gigantescos. Quando um dos elefantes se cansava, ou abanava a cabeça, a terra tremia.

Image Hosted by ImageShack.us
No Japão:
Era o Namazu, um peixe-gato gigante enterrado na lamas subterrâneas, que originava os sismos. Quando o peixe tremia, a única coisa que o fazia parar era o Deus Kashima e a sua pedra mágica.

Image Hosted by ImageShack.us
Na América do Norte:
Um chefe índio apaixonou-se por uma princesa. Chamavam-lhe Reelfoot, por ter um pé deformado. Quando o pai da princesa recusou o seu pedido de casamento, o chefe Reelfoot raptou-a para casar com ela, mas quando começou a cerimónia o Grande Espírito (deus dos índios) zangou-se! Bateu o pé com tanta força que fez a terra tremer. Esse choque causou uma cheia no Rio Mississipi, que originou o Lago Reelfoot.

Em Moçambique:
A Terra é uma pessoa que tem problemas de vez em quando. Quando fica doente e tem febre, nós sentimos a Terra a tremer.

Image Hosted by ImageShack.us
Na Grécia:
Segundo Aristóteles, nas cavernas subterrâneas estão aprisionados ventos muito fortes que ao tentarem escapar-se fazem a terra tremer.

Num próximo post, vamos conhecer mais lendas sobre sismos .

Sem comentários: