quinta-feira, 4 de julho de 2013

ONDA DE CALOR - Como Atuar

Cumpre estas regras e fala com os teus pais sobre este assunto:

Aumenta a ingestão de água, ou sumos de fruta natural sem açúcar, mesmo sem teres sede. Deves fazer refeições leves e mais frequentes.

Permanece duas a três horas por dia num ambiente fresco, ou com ar condicionado, se não dispões de ar condicionado, visita centros comerciais, cinemas, museus ou outros locais que disponham de ar condicionado. Evita as mudanças bruscas de temperatura.

Evita a exposição direta ao sol.

Sempre que andares ao ar livre, deves usar chapéu e óculos escuros.

Evita a permanência em viaturas expostas ao sol, principalmente nos períodos de maior calor, sobretudo em filas de trânsito e parques de estacionamento. Se o carro não tiver ar condicionado, lembra aos teus pais para não fecharem completamente as janelas. Recorda-lhes ainda que é preferível viajarem de noite para evitar os períodos de maior calor e levarem água ou sumos sem açúcar para beber durante a viagem.
As crianças, doentes ou pessoas idosas nunca devem permanecer dentro de veículos expostos ao sol.

Sempre que possível, devemos diminuir os esforços físicos e repousar frequentemente em locais à sombra, frescos e arejados.

Usa roupa solta, de preferência de algodão e de cores claras.

Evita que o calor entre dentro das habitações. Corre as persianas, ou portadas e mantém o ar circulante dentro de casa. Abrir janelas durante a noite pode ajudar a diminuir a temperatura dentro de casa

Não hesites em pedir ajuda aos teus pais e familiares no caso de te sentires mal com o calor.

Informa-te sobre o estado de saúde das pessoas isoladas e idosas que vivem perto de ti e ajuda-as a protegerem-se do calor.

As pessoas idosas e os bebés não devem ir à praia nos dias de grande calor.
Evita atividades que exijam esforço físico.

Para mais informação contacte a: LINHA SAÚDE PÚBLICA 808 211 311

1 comentário:

Bruxa Mimi disse...

Muito bom!