sexta-feira, 23 de março de 2012

Dia da Meteorologia

Todos os anos a 23 de Março, a Organização Meteorológica Mundial e todos os institutos meteorológicos nacionais, celebram o Dia da Meteorologia. Estes serviços são responsáveis pelo estudo do tempo, clima e do estado do mar, a nível mundial,nacional, regional e local. Este ano o tema escolhido é o "O tempo, o clima e a água, motores do nosso futuro"

Diariamente o Serviço Municipal de Protecção Civil de Lisboa beneficia da colaboração com o Instituto Meteorológico e outros organismos, para conhecer o tempo, o estado do mar e da maré na cidade e prever o que vai acontecer nos próximos dias.

Com esta informação é possível prevenir, alertar as pessoas e prepará-las para adoptarem medidas de auto-protecção adequadas a cada uma das situações, como seja a agitação marítima,o tempo frio ou quente, as grandes chuvadas, as fortes ventanias entre outros.

Preparar e organizar a população para a emergência é um dos principais objectivos da Protecção Civil de Lisboa e que, passo-a-passo, muito têm contribuído para aumentar a resiliência desta cidade aos desastres.

Sem comentários: