domingo, 23 de outubro de 2011

Cuidados a ter com as chuvas


No início do período de Outono torna-se oportuno alertar para algumas medidas preventivas que, se adoptadas, poderão reduzir efeitos de episódios de precipitação mais intensos.
O transporte e acumulação de resíduos nas embocaduras dos sistemas de águas pluviais, situação agravada pela queda das folhas das árvores, propiciam as maiores situações de obstrução dos canais de escoamento.
As primeiras chuvas de Outono são geralmente responsáveis pelo arrastamento destes resíduos sólidos até locais inadequados (sarjetas, sumidouros e valetas) originando acumulações de águas pluviais, cortes de vias de comunicação ou mesmo inundações nos pisos térreos de edifícios.
Associados à este período refere-se ainda o aparecimento de áreas de instabilidade de taludes ou deslizamentos de terras, resultantes de obras e intervenções diversas.
Neste sentido cumpre ao Serviço Municipal de Protecção Civil alertar a população da cidade de Lisboa, para a necessidade do reforço das tarefas desenvolvidas quotidianamente e que permitem anular e minimizar os efeitos atrás referidos:
Como medidas a recordar salientam-se as seguintes:
INUNDAÇÕES URBANAS
 Limpeza e desobstrução de sumidouros, valetas, sarjetas e outros canais de drenagem, removendo folhas, areias e pedras entre outro tipo de material que ali se depositaram, previamente à época das chuvas.
 Desobstrução e limpeza dos ralos dos quintais, terraços, varandas, saguões, caves e garagens. 
Limpeza em edifícios, de bueiros, algerozes e caleiras. 
Fiscalização de áreas afectas a obras e adopção das correspondentes medidas de segurança ao nível da contenção de materiais transportáveis (areias e brita); 

INSTABILIDADE DE TALUDES
 Levantamento de áreas afectas a obras, incluindo estaleiros ou depósitos de materiais, situadas em aterro ou nas imediações de taludes de terra, que em períodos de precipitações intensas, ventos fortes e/ou descargas eléctricas bruscas possam conduzir a possíveis deformações ou a situações de assentamentos. 

Serviço Municipal de Protecção Civil de Lisboa Rua Cardeal Saraiva 1070-045 Lisboa 
Tel. 21 722 43 001 Fax: 21 726 85 89 E-mail: smpc@cm-lisboa.pt

Sem comentários: