quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Poupar água/ Pais e Educadores


A água é um bem essencial para a humanidade. Durante muitos anos pensou-se que era um recurso inesgotável. Hoje sabemos que temos que a utilizar com moderação, para que não falte às gerações vindouras.
Vamos falar hoje de algumas regras para poupar e reduzir o consumo de água, na nossa vida quotidiana.
Como se desperdiça água? Sabia que uma torneira mal fechada pode perder até 120 litros por dia?
Outra forma de desperdiçar água, são fugas existentes nos nossos equipamentos domésticos que não são visíveis. Como as detectar?
Antes de sair de casa olhe para o seu contador de água e anote a marcação que regista. Se ao regressar e entretanto não tiver existido utilização doméstica de água, mas a contagem tiver aumentado é porque tem uma fuga de água em casa. Consulte o seu canalizador e resolva de imediato este problema.
Se morar num prédio, verifique as instalações, em particular as juntas de ligação dos sanitários, ao menos uma vez por ano.
O consumo de água doméstico é assim repartido:
Como bebida 1%
Preparação de comida e alimentação 13 %
Lavagem de carro e rega de jardim: 6%
Lavagem louça: 10%
Lavagem de Roupa 12%
Sanitários 20%
Banhos e duches 39%
Gastos domésticos diversos: 6%

Como notam há um gasto de cerca de 93% na área de higiene e limpeza. Deve estar atento a estes momentos. Tome duches em vez de banhos e quando lava a louça evite o consumo excessivo de água.
São estes pequenos gestos que podem fazer a diferença.
Esteja ainda atento à sua factura de consumo de água. Se verificar anomalias no consumo, verifique a sua razão e tente evitá-las. Sensibilize os seus filhos para a importância deste assunto.

Sem comentários: