terça-feira, 24 de junho de 2008

As crianças e os desastres naturais

Tenho a certeza que já viste na televisão algumas situações de grandes desastres naturais ( sismos, inundações e outras mais). Nestes casos, muitas vezes as pessoas dessa região têm que abandonar as suas casas e permanecer temporariamente em abrigos, em conjunto com outras famílias, até que a situação volte à normalidade.
A FEMA For Kids, uma agência do governo norte-americano, criou algumas regras para ajudar as crianças a lidarem com estas situações.
Queres saber quais são?
Por vezes acontecem grandes catástrofes, sem qualquer tipo de aviso e de forma muito rápida. São assustadores para a tua família e para ti. Podes ter que abandonar a casa onde moras e não ir à escola durante algum tempo.
Há seis aspectos importantes a recordar!
1- Estas situações não vão durar muito tempo e depressa tudo voltará ao normal.
2-No local onde estás temporariamente alojado, rapidamente vais fazer amigos e sentires-te integrado.
3- Se te sentires assustado, nunca hesites em pedir ajuda e fazer perguntas aos teus pais ou outros adultos responsáveis. Eles vão ajudar-te a perceber o que se passa.
4- Por vezes, falar, escrever ou desenhar sobre a experiência que passaste, faz-te sentir melhor.
5- Chorar durante uma situação destas é perfeitamente normal. Mas lembra-te sempre, que depressa as coisas melhorarão.
6_- No local onde estás alojado, podes tentar colaborar e ajudar a tomar conta das crianças mais pequenas, fazer companhia a pessoas com mais idade e outras tarefas em que te possas tornar útil.
Fonte: FEMA

Sem comentários: