quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Natal em Segurança


O período das festas de Natal é um tempo de reunião de família e de amigos. No entanto é necessário ter muita atenção aos mais pequenos. Basta um segundo de distracção para que uma criança caia, se queime, se intoxique ou fique asfixiada. Segundo estudos canadianos, mais de metade dos ferimentos tratados em urgências hospitalares nesta época, poderiam ter sido evitados!
Vamos então conversar sobre precauções simples para prevenir estes acidentes!

- Quando decorar a sua árvore de Natal, assegure-se que os ornamentos frágeis e mais pequenos, estejam foram do alcance das crianças. Faça o mesmo em relação às decorações e velas com odores de alimentos ou de chocolate: podem causar envenenamentos ou asfixia.
-Se durante o período de festas está a receber crianças em casa, tome as precauções adequadas a este grupo etário. Cuidado com as escadas, tomadas eléctricas e produtos tóxicos. Se a situação é inversa, verifique a casa para evitar possíveis riscos inesperados.

À mesa:
- Certas guloseimas e aperitivos, como é o caso de rebuçados, amendoins e passas podem causar asfixia. Esteja atento!

- Coloque as bebidas alcoólicas fora do alcance das crianças. Lembre-se que basta uma pequena porção de álcool para provocar uma intoxicação séria. Por isso atenção com as bebidas inacabadas deixadas ao alcance dos mais pequenos!

- Certifique-se quando abandonar a mesa que não ficam velas acesas e cigarros mal apagados.

Se acender a lareira tenha em atenção os seguintes aspectos:

- Não queime o papel de embrulho dos presentes na lareira. Este pode emanar vapores tóxicos ou dispersar-se facilmente para fora da área de queima.

- Verifique a sua chaminé e mantenha-a sempre limpa.

- Utilize uma rede protectora em frente à lareira.

Sem comentários: