segunda-feira, 23 de abril de 2012

O sismo de Benavente

Assim era a primeira página do jornal o Mundo, noticiando o que foi conhecido como sismo de Benavente, 1909.

Há 103 anos: o sismo de Benavente



O SISMO DE BENAVENTE - 23 de Abril de 1909

Faz hoje 103 anos que a região do Vale Inferior do Tejo foi sacudida por um violento sismo, considerado o mais devastador de Portugal continental desde o início do século XX. Anteriormente, esta região já havia sido afetada por outros sismos destruidores, com provável origem no sistema de falhas do Vale do Tejo, dos quais se destacam os datados de 1344 e 1531.
Estima-se que o sismo de 1909 tenha registado um valor de magnitude entre 6,0 e 7,0 (escala de Richter), tendo sido sentido com intensidade máxima de grau IX (Escala de Mercalli) na zona de Benavente, Samora Correia e Santo Estêvão.

Mapa de isossistas (distribuição da intensidade sísmica) para os sismos históricos de 1531 e 1909. (http://hdl.handle.net/10400.9/1398)

Segundo relatos da época, este sismo causou profunda destruição nestas povoações e provocou 46 vítimas mortais, 75 feridos e um elevado número de desalojados. O balanço de vítimas não foi mais dramático porque, à hora em que ocorreu, 17h05, a grande maioria da população estava a trabalhar nos campos. Para conhecer o que a imprensa da época relatou sobre esta catástrofe: http://www.cm-lisboa.pt/?idc=472&idi=41971
Em Lisboa o sismo também foi sentido, mas causou apenas danos materiais (intensidade VI).
Para conhecer mais sobre as escalas macrossísmicas, consultar:

Desde 1909 não se têm verificado sismos com epicentro na região do vale inferior do Tejo, que tenham originado danos.
Segundo informação recentemente fornecida pela Rede Sísmica Nacional, durante os últimos meses a atividade sísmica em Portugal Continental tem sido baixa. No entanto, para igual período, em termos de sismicidade mundial, foram registados diversos sismos com magnitude igual ou superior a 5.0, sendo o de maior magnitude o ocorrido na região das Ilhas Vanuatu com magnitude 7.1, no dia 2 de fevereiro às 13:34 (UTC).
Numa atitude preventiva, o Serviço Municipal de Protecção Civil de Lisboa tem continuado envolvido no desenvolvimento de estudos de caracterização dos fenómenos sísmicos para a cidade, com vista à atualização dos instrumentos de planeamento de emergência, como seja o caso do seu Plano de Emergência para o Risco Sísmico, aprovado em 2003.
Preparar e organizar a população para a catástrofe é um dos principais objetivos da Protecção Civil de Lisboa e que, passo-a-passo, muito têm contribuído para aumentar a resiliência desta cidade face aos desastres.
Para conhecer mais sobre o sismo de Benavente, consultar:





quarta-feira, 11 de abril de 2012

A história da extinção de incêndios





Como se extinguia um fogo em 1612, Inglaterra.




The Story of the Great Fire of London (London: Jonathan Cape, 2003), pp. 76–77.

O incêndio de Chicago

Conhecido com o grande incêndio de Chicago, ocorreu em 8 de Outubro de 1871. Fez centenas de vítimas e arrasou na sua totalidade muitos bairros de Chicago. É considerada uma das maiores catástrofes ocorridas nos Estados Unidos no século XIX. A reconstrução de Chicago permitiu porém a sua modernização e um melhor desenvolvimento económico, que a tornam uma das maiores cidades americanas.


The Great Chicago Fire,  ''Chicago in Flames -- The Rush for Lives Over Randolph Street Bridge'' Originally from '' Harper's Weekly''. By John R Chapin

Levantado alerta de tsunami no Oceano Índico - Mundo - PUBLICO.PT

Levantado alerta de tsunami no Oceano Índico - Mundo - PUBLICO.PT

Indonésia lança alerta de tsunami após sismo de 8,7 em Aceh - Mundo - PUBLICO.PT

Indonésia lança alerta de tsunami após sismo de 8,7 em Aceh - Mundo - PUBLICO.PT

terça-feira, 10 de abril de 2012

Grandes incêndios mundiais

O incêndio de Cedar  em Outubro de 2003 é considerado o maior incêndio registado na história da Califórnia e foi causado por  negligência humana. O fogo começou em Cleveland National Forest, alastrando por São Diego,  destruindo cerca de 2820 edifícios(incluindo 2232 casas) e vitimando mortalmente  quinze pessoas.


Foto por John Gibbins / Union-Tribune

terça-feira, 3 de abril de 2012

Balconing

O chamado Balconing, salto da varanda de um hotel para a piscina, é um fenómeno assustador e que já causou várias mortes.  A pretexto de um jogo radical praticado por jovens estudantes em férias, a vida e a saúde dos seus praticantes é posta em risco. Não te deixes arrastar para estas práticas e se delas te aperceberes. denuncia a situação às autoridades ou adultos responsáveis. Podes salvar uma vida!