terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Tinoni na Universidade

O Paulo Henriques fotografou numa loja para estudantes universitários. Tinoni na Universidade!

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Falar de coisas sérias

A melhor maneira de dizer coisas sérias é a brincar. Citamos o jornal Público de 7 de Janeiro de 1992, publicitando a abertura desta actividade às crianças do concelho de Lisboa.

Uma descoberta em família

Desde 1994, funcionou aos Domingos o Crescer na Segurança 2, Uma descoberta em Família. Pretendia-se abranger as famílias nesta aprendizagem de regras de segurança. O Ingresso era livre.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Momentos de Crescer na Segurança

João Timóteo era um homem de invulgar poder de comunicação junto do público infantil do Crescer na Segurança. Muitos dos trabalhos enviados por alunos sobre a visita a esta actividade pedagógica incluíam-no inevitavelmente. Ajudou a a criar um futuro melhor e mais seguro para muitas crianças. Recordamo-lo aqui com saudade e carinho.

Há 20 anos

Alguns chefes do Regimento de Sapadores Bombeiros prestaram uma valiosa colaboração no início da animação do Crescer na Segurança. Relembremos a presença dos Chefes Cardoso, Sardinha, Trindade, Caldeira e Lourenço. Foi um enriquecimento de conteúdos notável, cruzando a experiência do percurso profissional de bombeiro com as mensagens de prevenção.

Crescer na Segurança 1992/2012

Em 1992 vivia-se uma azáfama nas instalações do Serviço Municipal de Protecção Civil de Lisboa. a acção educativa "Crescer na Segurança" estava prestes a iniciar-se. Recrutada a equipa de jovens de animadores, todos eles estudantes universitários, afinavam-se metodologias visando a transmissão de conteúdos de segurança infantil. Sem o empenho, inteligência e criatividade desta equipa, muitos deles actualmente a desempenharem funções na Protecção Civil de Lisboa, este projecto não teria tido o impacto que teve. Por isso a nossa gratidão a todos eles:Esmeralda Pinto Correia, Maria Assunção Gato, José Gato, Maria João Bernardo, Maria João Silva, Lurdes Marques, Maria Manuel Casal Ribeiro, Emília Castela, Isabel Santos entre outros fizeram a diferença pela qualidade de desempenho da animação desta actividade.

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Momentos de Crescer na Segurança

Imagens da inauguração da  exposição de trabalhos de crianças participantes no Crescer Na Segurança em 1993.

A regulamentação do transporte de mercadorias perigosas na cidade de Lisboa.


O acidente que no dia 18 de Fevereiro de 1990 se deu na Avenida Infante D. Henrique teve, pela sua gravidade, repercussões na regulamentação do transporte de mercadorias perigosas na cidade de Lisboa.


A explosão de um contentor que, num semi-reboque, transportava indevidamente matérias perigosas, provocou a destruição do próprio contentor cujos fragmentos se espalharam num raio de cerca de 100 metros, a do semi-reboque, bem como a de duas viaturas ligeiras que se encontravam na retaguarda (no interior das quais estavam o morto e os três feridos) e ainda danos em diversas carruagens ferroviárias estacionadas no interior da estação de S. Apolónia.


A cobertura que o jornal Semanário deu a este acidente pode ser consultada aqui. Clicar na imagem para ampliar e ler.

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Em 8 de Janeiro de 1921

Uma derrocada de um prédio em Lisboa há 91 anos.

Ilustração Portuguesa, 8 de Janeiro de 1921.

Clicar para ampliar.

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Sistema de alerta de Tsunamis



Sistema de alerta e regras para lidar com um Tsunami. Fotografias recolhidas em Setúbal por Cristina Gouveia.