quinta-feira, 22 de fevereiro de 2007

Simulacro ou exercício de evacuação

Perguntas muito bem, Bruno!

Nas escolas costumam efectuar-se regularmente simulacros ou exercícios de simulação.

Queres saber porque se realizam? Exactamente para avaliar se a escola está preparada, caso ocorra uma emergência, e se todos sabem o que fazer.
Quanto tempo dura? Geralmente cerca de 15 a 30 minutos. Se ouvires nesse dia ambulâncias e carros de bombeiros, não te assustes, eles também vão colaborar nesta iniciativa.


Antes de ocorrer esta actividade, que é muito importante para a segurança de toda a escola, foi efectuado pelos teus professores um trabalho de preparação e sistematização, que resultou num documento, que se chama Plano de Prevenção e Emergência (visa prevenir as situações de risco que possam ocorrer e responder de forma organizada a eventuais situações de emergência).

Como podes colaborar num exercício ou simulacro?

No dia em que se realiza esta acção, é combinado um cenário de emergência entre a direcção da tua escola, o Serviço Municipal de Protecção Civil e os Bombeiros da área. À hora programada procede-se à evacuação da escola, segundo as regras definidas pelo Plano de Emergência.

Atenção, no caso do cenário escolhido ser o de sismo, todos deverão permanecer dentro do edifício, protegidos da queda de objectos, até novas indicações.

Professores e funcionários irão cumprir as suas missões, como se de facto estivesse a acontecer uma emergência real. Entre outras acções a desenvolver estão as seguintes: telefonar aos bombeiros, dar a ordem de evacuação a toda a escola, tocar o alarme, dar apoio a alunos mais novos ou com dificuldades, conferir as pessoas a ver se não falta ninguém e usar os extintores.
Deves conhecer as instruções de segurança definidas para o teu estabelecimento de ensino e seguir sempre as indicações dos professores e funcionários.

Vamos fazer um teste e responder a estas duas perguntas.

  • Conheces o toque de alarme da tua escola?
  • Sabes onde é o local de reunião ou ponto de encontro?

Se não sabes , fala com teus professores já amanhã e pede para te ensinarem quais as instruções de segurança . Se acertaste estás de parabéns!

Mas não te esqueças , porque é muito importante: não saias dos edifícios a correr, nem te precipites para as portas! O treino correcto dos comportamentos preventivos pode salvar-te a vida, por isso leva a sério estes exercícios. Quanto te derem ordem para saíres da sala, sai rapidamente mas com calma.
Fala com os teus pais sobre o que aprendeste nesse dia e sobre as regras a seguir, caso ocorra um incêndio na vossa casa ou no prédio.

Image Hosted by ImageShack.us

Sabias que...


grande parte dos ferimentos, que se registam em caso de incêndio, são originados pelas atitudes de pânico das pessoas, atropelando-se nas portas de saída dos edifícios e não pelo fumo ou fogo


Sem comentários: